Saúde da Mulher: Benefícios da Medicina Chinesa

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Em consultas de Medicina Chinesa, os tratamentos no âmbito da ginecologia, pediatria e dermatologia são bastante procurados. Os resultados são, à semelhança do que acontece nas doenças do foro músculo-esquelético, muito positivos.

O espectro de doenças da era moderna no entanto é cada vez mais alargado e existem patologias muito resistentes aos tratamentos convencionais, geralmente à base de fármacos. Os efeitos secundários dos fármacos são notórios e por vezes rejeitados ao longo do tempo por quem os toma.

É com base neste paradigma que devemos encarar a Medicina Chinesa e a Acupuntura como complementos válidos às terapêuticas ditas convencionais. Tal é aplicável de igual modo, e cada vez mais, nas questões de saúde da mulher.

Na nossa experiência clínica observamos que muitos pacientes chegam medicados e tal não constitui qualquer obstáculo. É comum, embora errado, que se pense que se deve optar por uma ou outra via. Todas as especialidades médicas são compatíveis com os tratamentos de Medicina Chinesa. 

Se toma medicação, faz fisioterapia, tem um pace-maker, sofre de diabetes ou outra doença crónica, irá muito provavelmente melhorar a sua qualidade de vida com os nossos tratamentos.

Benefícios da Medicina Chinesa na Saúde da Mulher

  • Dismenorreia (dor menstrual) e ciclos irregulares

A Acupuntura promove o fluxo sanguíneo e tal influencia a regulação dos ciclos menstruais, alivia espasmos, dores de cabeça e outros tipos de dor associados.

  • Endometriose

​​Dor lombar, espasmos fortes, menstruação abundante, cólicas severas e inchaço são sintomas que podem determinar este diagnóstico. É um tipo de patologia que responde muito bem à acupuntura e fitoterapia. A paciente pode esperar desde uma diminuição de intensidade e periodicidade dos sintomas, numa fase inicial, até à recuperação total.

  • Infertilidade

Cerca de 40% das mulheres com endometriose apresentam dificuldade em engravidar. Ciclos irregulares constituem um outro obstáculo. Por promover o reequilíbrio hormonal e pelos benefícios para o bem-estar físico e emocional, os tratamentos constituem um dos pilares fundamentais para o sucesso nestes casos. 

  • ​Menopausa

Nesta fase, são frequentes as queixas de afrontamentos, suores nocturnos, palpitações, ansiedade e/ou irritabilidade. A medicina chinesa é um complemento natural e muito eficaz para atenuar os efeitos da oscilação hormonal que todas as mulheres um dia poderão vir a sentir.

  • Depressão e Ansiedade

A acupuntura tem um efeito relaxante no corpo e mente e apresenta resultados semelhantes aos de um antidepressivo. Bastante útil para reduzir a tensão arterial e previnir a ocorrência de ataques de pânico. Não tem qualquer tipo de efeitos secundários. As nossas pacientes aprovam e os efeitos cumulativos do tratamento permitem na maioria dos casos, e sempre em coordenação com o psiquiatra, ponderar um desmame gradual de medicação anti-depressiva.

  • Fibromialgia

Ocorre maioritariamente em mulheres (80-90% dos casos). Tendo um efeito tão positivo no tratamento de dor e relaxamento muscular/emocional, a acupuntura oferece resultados muito bons. Para além do alívio de dor, melhora a qualidade do sono, regula o funcionamento intestinal e reforça o sistema imunitário.

Medicina Chinesa e Acupuntura

Uma solução natural, eficaz e sem efeitos secundários

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) engloba a acupuntura, a fitoterapia (prescrição de suplementos ou fórmulas à base de plantas), a massagem terapêutica Tui Na e a dietoterapia chinesa (aconselhamento alimentar com base nos princípios da MTC). Em clínica, os especialistas recorrem a métodos de diagnóstico próprios que visam apurar a origem dos sintomas e é com base nos sintomas e sinais manifestados ou observados na paciente que se estabelecerá um programa de tratamento.

Para saber mais sobre estas especialidades, não hesite em contactar directamente a Clínica Sintra Saúde.

Outros artigos que lhe poderão interessar: