Acupuntura – um (excelente) ponto de partida

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
A Acupuntura foi a especialidade mais utilizada ao longo do primeiro ano de actividade na Clínica Sintra Saúde. Dor, stress e ansiedade foram apenas algumas das principais queixas tratadas pelos nossos especialistas, sendo que em grande parte dos casos os pacientes tiveram o seu primeiro contacto com a Acupuntura connosco.

O que trata?

  • DOR

O espectro de acção da Acupuntura é vastíssimo. Foram realizados perto de 1000 tratamentos de Acupuntura na clínica durante o primeiro ano, sendo que na sua maioria foram tratamentos específicos para a coluna vertebral, joelhos, ombros, cotovelo, quadril, punho, mãos e pés. Efectuamos diariamente tratamentos para hérnias, artroses, contraturas musculares, torcicolos, tendinites, etc. e estas são áreas nas quais a Acupunctura é exímia e recomendamos como o tratamento de eleição.

  • STRESS, ANSIEDADE & PROBLEMAS DIGESTIVOS

A pressão laboral e outras fontes de desassossego emocional, constituem algumas das principais causas de ansiedade e sintomas associados. Insónia, enxaquecas, prisão de ventre, rigidez muscular, hipertensão arterial, falta de energia/motivação, entre outros, podem ter origem num estilo de vida desajustado, que gradualmente afecta a capacidade homeostática do corpo, isto é a capacidade de reequilíbrio fisiológico, postural e mental.

Com elevada capacidade de influenciar positivamente o potencial de auto-cura do nosso corpo, a acupunctura é adequada para a maioria das ditas “doenças da era moderna”. Infelizmente são raras as pessoas com perfeito equilíbrio entre a fisiologia, postura e aspecto mental.

Estas duas categorias representam os principais motivos de visita na especialidade de Acupunctura, no entanto, existem outras categorias observadas entre elas damos particular destaque às doenças respiratórias, saúde da mulher e dermatologia, sobre as quais poderá ler mais clicando nos links.

O que esperar de uma consulta de Medicina Chinesa e Acupuntura?

Existem várias abordagens dentro da Medicina Chinesa e sobretudo ao nível da Acupuntura, caso já tenha experimentado noutras clínicas, poderá notar algumas diferenças.

Acreditamos que grande parte dos sintomas, salvo casos de acidente, são fruto do estilo de vida do paciente. Para alcançarmos os melhores resultados no menor número de tratamentos possíveis, revemos com o paciente vários aspectos fundamentais, desde os seus hábitos alimentares, prática de exercício físico, rotinas de descanso, para além dos fundamentais testes de mobilidade, sobretudo nos casos que envolvam dor. 

No que toca à técnica de Acupuntura em si, raramente utilizamos pontos de acupunctura localizados directamente nas zonas afectadas. Ao adoptarmos esta estratégia, sobretudo nos casos de dor, não só minimizamos o número de pontos utilizados, como se permite ao paciente testar os movimentos antes e durante o decorrer do tratamento, assegurando que cada visita se torna o mais produtiva possível.

Não esquecendo as origens da Medicina Chinesa e da Acupuntura, sabemos que os termos Qi, Yin e Yang não serão certamente entendidos por todos. Por este motivo, em consulta, fazemos questão de utilizar terminologia científica adequada ao nível de entendimento do paciente. Apercebemo-nos que muitas das vezes os próprios relatórios de exames médicos já realizados não são explicados ou compreendidos, algo que fazemos questão de discutir. Outro aspecto para nós fundamental, passa pela explicação passo-a-passo sobre a terapêutica a utilizar, potenciais benefícios e prognóstico para cada indivíduo.

Quantas sessões serão necessárias?

Não existem certezas em nenhuma área médica. A Acupuntura não é diferente, no entanto fazemos alguma distinção entre os casos agudos e crónicos, eis o que poderá esperar em termos de prognóstico para as situações mais comuns:

  • Casos agudos (1 ~ 3 tratamentos) – Em muitos casos os sintomas desaparecem após a(s) primeira(s) visita(s) e não requerem necessariamente mais tratamentos. 
  • Casos crónicos (3 ~ 10 tratamentos) – Em casos mais desafiantes, os sintomas podem persistir após um primeiro controlo. Regra geral, a persistirem, poderá ser apenas pontualmente ou com menor intensidade.

Se nunca experimentou, porque espera? Se se revê nos nossos artigos, poderá contar com o profissionalismo dos nossos especialistas.

Talvez a acupuntura seja efectivamente para si um ponto de partida para um estilo de vida mais saudável.

Para marcações poderá fazê-lo através de qualquer um dos nossos contactos ou simplesmente clicando aqui.